Um dos destinos mais procurados pelos turistas que visitam Caraguatatuba, no Litoral Norte do Estado de São Paulo, é a praia da Cocanha. Com pouco mais de dois quilômetros de extensão, a praia disputa com a Martin de Sá o posto de mais badalada da cidade.
Está distante 12 quilômetros do Centro da cidade e pouco menos de quatro do Gama Supermercados. A Cocanha é bastante movimentada por uma série de características: é uma praia boa para crianças, pois é raza e, normalmente, limpa; não fica distante dos principais bairros de Caraguá; possui uma vista privilegiada; possui quiosques com os mais variados tipos de pratos e drinks, entre outros.
Porém, o mar da Cocanha possui uma particularidade perigosa. Metros depois de onde as ondas quebram existe uma correnteza razoavelmente forte, que puxa os banhistas mais distraídos para o fundo. É necessário saber nadar bem para ir ao fundo.
O bairro Cocanha também tem características interessantes. É bem arrumado, com casas simples, porém bem construídas, e casas grandes, que só embelezam o local.
Além das belezas naturais, a praia é usada por maricultores da região. Na Ilhota, que fica a poucos metros da praia, existem fazendas de mexilhões que garantem a sobrevivência de alguns moradores. No final do outono, é realizada no local o Festival do Mexilhão. Barracas com os mais diversos e saborosos pratos à base do molusco são preparados e comercializados pelos mesmos maricultores. Milhares de pessoas comparecem ao Festival todos os anos.
Para chegar à Cocanha, basta seguir pela Rodovia Rio-Santos, sentido Caraguá Ubatuba. Ela fica entre a praia de Massaguaçú e Mococa. Vale a pena!
Fotos e texto: Reges Gama
Nenhum comentário:
Postar um comentário